terça-feira, 14 de abril de 2009

ENTENDA: Missão X Visão

Todos já ouviram falar nestes termos: missão e visão. Eles se tornaram essenciais em todas as organizações que se prezem.
Porém, eventualmente, encontro nos sites de diversas empresas (nas minhas infinitas pesquisas) definições de missão e visão totalmente deturpadas, onde o texto da visão é da missão, e vice-versa, ou ambas se complementando.
Às vezes, tenho a sensação de que apenas os estudantes de Relações Públicas aprenderam na faculdade estes termos na sua essência, mas também não garanto. Outros, só vão entender na Pós ou quando se tornam gestores.
De fato, definir uma missão e visão não é tarefa simples. Embora sejam frases objetivas e concisas, a construção da missão da empresa envolve a profunda compreensão do que ela oferece e para quem, mas vejo que explicações como "Para que a empresa existe?" nem sempre se tornam eficaz. E as empresas acabam caindo nas missões generalizadas como "oferecer serviços de qualidade...atender a todas as necessidades". As perguntas são: quais serviços?Quais necessidades? É preciso especificar.
E a visão é algo além do que se faz, obtém hoje. Onde e como a organização deseja estar daqui a 5 anos?Qual o seu objetivo maior, a longo prazo? Além disso, ela não pode ser mirabolante, tem que ser prática, tangível e coerente.
Mais que isso, essas definições não são simplesmente algo como "Hei, fulano, defina missão e visão por favor". É imprescindível que haja a colaboração das pessoas-chaves da organização na construção destes importantes norteadores.
Outro grande erro é dizer "Queridos colaboradores, esta é a nossa missão e visão, por favor, decorem!", sem ao menos apresentar o que elas representam, para que servem e como elas auxiliam no trabalho de todos.
Por último, um grande erro que é consequência de todos os anteriores, é a constante alteração da missão, visão. Digo em 2 anos. Isto gera confusão aos colaboradores e descrença, tornando estas definições como mais um "blablabla" corporativo.

2 comentários:

  1. Muito bom! A missão é o norte da empresa, o sonho a longo prazo, quais são os seus ideais e valores. A visão está mais relacionada ao plano tático operacional, o que queremos para daqui a dois anos por exemplo: Criar um setor de SMS(segurança meio ambiente e saúde) dentro da empresa.

    ResponderExcluir
  2. VOU PARTICIPAR.Que fixe!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Diga!