quinta-feira, 16 de abril de 2009

ENTENDA: Liderança = Trabalho em Equipe


Hoje assisti ao segundo episódio do programa "Aprendiz 6 - Universitário", semana passada perdi.
Não sei vocês, mas eu adoro!
Gosto de ver os desafios propostos pelas empresas, que são voltadas para ações de comunicação, publicidade e relacionamento, de analisar como eles chegam em uma proposta, resultado e, principalmente, observar como o grupo e o líder se comportam.
Só para resumir, o desafio era realizar um vídeo jornalístico abordando a questão dos programas de fidelidade, no caso o da TAM. Um grupo, Maxxi, estava totalmente integrado, coerente, tranquilo e apresentou o que foi pedido: em formato jornalístico, com legendas do texto e das entrevistas, do nome das pessoas que deram depoimentos, com começo, meio e fim e com uma apresentação simples, mas objetiva. O outro, Best (já começa com esse nome...Jesus!), apresentou algo mais corporativo, publicitário, sem concluir a idéia, sem legendas e ainda na apresentação, gaguejou, falou nome e cargo errado da Diretora de Marketing da TAM, não parava com o microfone, não apresentou o raciocínio até chegar no material final e ainda quis servir um mini banquete.
Resultado: Maxxi ganhou de 1000 a zero.
A diferença? Ao meu ver, um grupo entende que apesar de ter um líder a equipe toda é responsável pelo sucesso ou fracasso do projeto. O outro, espera que o suposto líder diga o que fazer, como fazer e o que disser é regra. Até podem tentar sugerir, mas não vão se esforçar tanto, afinal de contas, o líder é o responsável por tudo.
Essa confusão começa com a pergunta "Quem é o líder?". Penso que ninguém diz "Eu sou o líder!", as pessoas é que escolhem em quem confiar para ser líder, é algo natural. E digo mais, em uma equipe nunca existe apenas um líder, eu vejo como todos responsáveis por dar as melhores idéias, identificar as competências de cada um e com isso, saber demandar corretamente as atividades necessárias, perguntar se estão todos confortáveis com a decisão, ver se alguém precisa de ajuda, se está tudo no prazo, na qualidade esperada etc. Tudo na mais perfeita lógica e coerência. COERÊNCIA, adoooro essa palavra!
Ou seja, todos da equipe em algum momento assumem a liderança.
Mas sei que é importante sim ter alguém responsável para, em momentos de idéias divergentes, quando ninguém sabe o que fazer ou surgem brigas internas, tomar a decisão final. E para isso, é preciso mais maturidade, experiência e, de novo, coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga!