segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns Mulherada!

Para todas as mulheres, sem exceção, meus PARABÉNS!!! Feliz Dia Internacional das Mulheres!



Este ano em especial, refleti bastante sobre este dia. Lembrei da última palestra para assessores de imprensa que estive, na qual 90% era mulher e o presidente da Vivo, Roberto Lima, abrindo o evento, afirmou que estava antes em uma importante reunião discutindo exatamente sobre este fenômeno que vem crescendo: as mulheres dominando o mercado de trabalho em determinadas áreas e o que isso representa para as empresas, tanto com relação às colaboradoras, quanto ao perfil como consumidoras.



Como Relações Públicas, sou responsável pelas ações de relacionamento com nossos clientes e este dia é uma oportunidade para fazer um agrado aos nossos clientes que, na maioria das vezes, tem uma mulher como gerente de comunicação. Em função disso, para criar o cartão homenageando-as resolvi resgatar a origem da data e não só falar o mesmo blablabla de sempre.


Também porque li sem querer no Publimetro de SP alguém agradecendo a coluna do Cesar B. Giobbi, "Nada é demais para homenagear as mulheres", sobre os 100 anos da origem da data e os inúmeros eventos em homenagem. Fui atrás do jornal do dia anterior e não encontrei. Entrei no site e, pra minha graaaande sorte, justo o dia que eu queria não estava lá. Resolvi procurar no Publimetro do ABC e encontrei! Assim, consegui chegar ao seguinte texto e cartão.



Refleti bastante para que meu trabalho fosse algo mais consciente e não só "Entregue um botão de rosas e diga parabéns". Mulheres morreram, muitas ainda sofrem com agressões domésticas (de homens loucos obcecados), preconceitos, machismos, enfim - sem falar nos comentários na rua que eu acho um desrespeito. Não dá só para querer flores (apesar de AMAR!!!rs). É preciso mais atitude para continuar na busca por direitos iguais aos homens, na prática. Quando eu puder ver nas notícias que as mulheres ganham sim o mesmo que os homens, tem os mesmos benefícios, oportunidades e, principalmente, o mesmo respeito.





Cansamos de ver mulheres bem sucedidas, mas que tiveram que abrir mão de sua feminilidade para poder ser respeitada pelos homens, tiveram que aprender a falar grosso, ser casca grossa e ser tachada de louca para conseguir os seus objetivos. Penso que isso vai contra a essência da mulher: acolhedora, conciliadora, amorosa...





São de fato muitas as nossas lutas diárias. Não tem jeito, existe sim a pressão para estar no padrão ideal de beleza, cuidados, trajes, postura e, além da pressão no aspecto profissional, a sombra da super mulher dona do lar estará sempre lá. Limpa, cozinha, lava, passa, cuida dos filhos, dos pais, do marido, dos sobrinhos, netos, das amigas, trabalha... Eu admiro todas as mulheres, pois apesar de tudo, fazemos isso com paixão! Deve ser parte da nossa natureza... ;)

PARABÉNS!!!



Seguem mais cartões que achei fofos!


Meio&Mensagem


APAE



Estou vendo agora tem mais coisa bacana na coluna do Cesar B. Giobbi, sobre como as jornalistas conquistaram seu espaço na imprensa paulistana na década de 50.

2 comentários:

  1. História do 8 de março

    No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

    Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

    Parábens a toda mulheres, sem esquecer que todos os dias e dia das mulheres, toda mulher tem que ser tratada com uma verdadeira rainha,
    um forte beijo e abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meio atrasadinho, mas concordo totalmente com seu ponto de vista, além da reflexão fundamental pra essa "comemoração", que não deve parar no 8 de março...
    Parabéns todos os dias, avós, mães, irmãs, tias, madrinhas, amigas, professoras, "chefas", namoradas!

    ResponderExcluir

Diga!